Instagram

Instagram
Me acompanhe com todas os trabalhos que realizo e por onde viajo

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Seminário no DF debate conexão entre direitos humanos e desenvolvimento sustentável


Estamos oferecendo o audio desta matéria onde você poderá ouvir outras mais em nosso 

site www.jornalismogospel.com.br

Em nosso blog http://radiocsfbrasil.blogspot.com/ 

Você poderá encontrar os arquivos dos programas de audio, todos os arquivos usados em 
nosso programa e muito mais serviços para rádio

Uma produção 

Comunicadores Sem Fronteiras Brasil
_____________________________________

A relação entre a Declaração Universal dos Direitos Humanos e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foi o tema de evento que reuniu representantes governamentais e de organizações da sociedade civil na semana passada (10 e 11) em Brasília (DF).
O seminário foi promovido pelo Ministério dos Direitos Humanos (MDH), em parceria com a Secretaria Nacional de Articulação Social da Secretaria de Governo da Presidência da República (SEGOV).
Para o secretário nacional de Cidadania do Ministério dos Direitos Humanos, a Declaração, os ODS e a Agenda 2030 estão intrinsecamente relacionados, sendo que um contribui para a implementação do outro.
“A experiência deste seminário demonstra a ênfase que os dois documentos nos trazem, porque são ideais comuns a serem alcançados, metas civilizatórias que buscam atender as necessidades de todas as pessoas consideradas as suas especificidades.”
Um dos destaques foi o painel sobre “meio ambiente, uso da água e povos e comunidades tradicionais”, no qual três especialistas debateram problemas e soluções para o acesso aos recursos naturais.
Ângela Maria da Silva Gomes, membro do Movimento Negro Unificado, alertou sobre a disponibilidade de água potável e os ciclos de escassez que vivemos atualmente, “as causas da crise ecológica que temos hoje remetem à crítica e à mudança do modelo de consumo, principalmente à mudança do modelo tecnológico”.
Gomes destacou que a diversidade cultural africana trazida ao Brasil é um importante fator na conservação dos recursos naturais, citando exemplos como o conhecimento de plantas para tratar a saúde, técnicas de agroecologia para o cultivo de alimentos e uma cosmovisão de mundo que valoriza a natureza.
Osmar Rosa dos Santos, pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), ressaltou a importância das soluções locais para as políticas públicas de água e saneamento e afirmou que apesar da legislação brasileira já ter instrumentos de participação da sociedade, como é recomendado pelos ODSs, a efetivação dessa participação ainda está em construção.
A mesa contou ainda com a presença de Gilberto Vieira dos Santos, membro do Conselho Nacional de Direitos Humanos, que lembrou que os conflitos por terra e recursos naturais continuam sendo um problema para povos e comunidades tradicionais, ressaltando que só no ano passado 110 indígenas foram assassinados no Brasil.
“Temos um tensionamento em torno de um modelo de desenvolvimento que não tem a menor possibilidade de dialogar com os direitos humanos dos povos indígenas e comunidades tradicionais, porque estes reivindicam os territórios onde os empreendimentos se estabelecem”, complementou.
fonte https://nacoesunidas.org/seminario-no-df-debate-conexao-entre-direitos-humanos-e-desenvolvimento-sustentavel/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+ONUBr+%28ONU+Brasil%29

0 comentários:

Postar um comentário

Fale comigo ao vivo

Fale comigo em vídeo conferência agora (você precisa ter câmera e microfone no equipamento que está conectado) clique na imagem abaixo

Radio CSF

Diario de Um Missionário

Treinamento de Missões

Fatos Históricos

Fatos Históricos
Serviços para rádios