“A imprensa precisa estar sempre fazendo uma autocrítica. Na questão dos migrantes, muitas vezes, encontramos matérias com fatos distorcidos sobre o fenômeno. É necessário nos informarmos para evitamos a xenofobia”, avaliou um dos participantes do evento, o repórter Valmir Lima, do Site Amazonas.
A jornalista da TV A Crítica, Adyam Litaiff, elogiou a iniciativa do ACNUR. “Às vezes, por falta de conhecimento do assunto, não nos informamos adequadamente. Por isso, esse encontro é importante para trazer esclarecimentos sobre o movimento migratório, cuja expansão é relativamente nova em Manaus.”
Durante a atividade, foram discutidos temas como direitos humanos, perfil da migração venezuelana no Brasil e no mundo, combate à xenofobia e a nova Lei de Migração (Lei 13.445/2017). A legislação garante a proteção dos migrantes no país e resguarda seu direito a trabalho, acesso a serviços básicos e não-discriminação.
Dos quase 2 mil venezuelanos atendidos pela Caritas de Manaus na primeira metade do ano, 405 chegaram à capital pelo programa de interiorização do Governo Federal.
A oficina com o ACNUR e Conectas fez parte do evento “Refugiados e Migrantes no Amazonas: como acolher e integrar?”.
Media training
Também na segunda-feira (17), porta-vozes de órgãos públicos e da sociedade civil organizada participaram de um media training, para aprender a se relacionar com a imprensa. Capacitação foi voltada para instituições que trabalham com o acolhimento e integração de refugiados e migrantes.“Não nos comunicamos apenas por comunicar, mas sim por querermos gerar informação de interesse público”, ressaltou o responsável pelo treinamento, Leonardo Medeiros. A iniciativa abordou a comunicação como uma ferramenta estratégia para as atividades de cada organização.
As duas oficinas foram realizadas pela Rede de Capacitação a Refugiados e Migrantes, com o apoio da Embaixada do Canadá no Brasil.
fonte http://nacoesunidas.org/agencia-da-onu-conscientiza-jornalistas-de-manaus-sobre-direitos-dos-refugiados/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+ONUBr+%28ONU+Brasil%29
0 comentários:
Postar um comentário