Instagram

Instagram
Me acompanhe com todas os trabalhos que realizo e por onde viajo

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Especialistas da ONU alertam para crise no sistema de saúde da Venezuela





Estamos oferecendo o audio desta matéria onde você poderá ouvir outras mais em nosso site
www.jornalismogospel.com.br
Em nosso blog http://radiocsfbrasil.blogspot.com/ 
Você poderá encontrar os arquivos dos programas de audio, todos os arquivos usados em nosso programa e muito mais serviços para rádio
Uma produção 
Comunicadores Sem Fronteiras Brasil
__________________________________
O sistema de saúde da Venezuela está em crise, disseram nesta segunda-feira (1) especialistas em direitos humanos das Nações Unidas, lembrando a morte de ao menos 16 crianças em um hospital devido a condições precárias de higiene e outras mortes provocadas por problemas de saúde, como a desnutrição.
Os especialistas da ONU e a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) pediram que o governo venezuelano atue de forma urgente para mobilizar os recursos necessários e disponíveis, inclusive mediante a cooperação internacional, para restaurar o sistema de saúde no país.
“Chegamos a um momento de crise no sistema sanitário da Venezuela”, disseram os especialistas. “O acesso à saúde, uma responsabilidade fundamental do Estado, está em uma situação de séria deterioração. Estamos chocados com o fato de os próprios hospitais terem se convertido em um lugar onde a vida das pessoas é colocada em risco”.
Ao menos 16 crianças com menos de 5 anos morreram este ano no Hospital Universitário de Pediatria Dr. Zubillaga, no estado de Lara, devido a infecções provocadas por falta de higiene. Também há informações de morte de crianças nos hospitais devido a desnutrição, infecções respiratórias agudas, doenças diarreicas agudas e outras condições.
“Nos preocupa de maneira profunda que meninos e meninas estejam morrendo devido a causas evitáveis relacionadas ao estado de deterioração das instalações de saúde, à escassez tanto de insumos de saúde como de medicamentos, assim como a falta de medidas sanitárias e de higiene eficazes”, disseram os especialistas.
“Também estamos chocados com informações que indicam que pessoal sanitário, jornalistas e familiares das vítimas, que denunciaram ou apresentaram queixas, estejam sendo ameaçados e intimidados.”
Os especialistas também citaram a situação das pessoas idosas, que enfrentam uma situação de extrema vulnerabilidade diante do fechamento de instalações de atendimento e da escassez de medicamentos e alimentos.
“Estamos extremamente preocupados com os resultados de um estudo que mostra que as pessoas idosas perderam 16 quilos por ano, em média, devido à escassez de alimentos nos centros de atendimento no estado de Miranda”, declararam.
Os dados mostram uma escassez de mais de 80% de medicamentos para pressão arterial e para níveis altos de açúcar, duas das doenças mais comuns entre os idosos.
Os especialistas elogiaram a declaração conjunta da relatora especial sobre os direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) e do relator especial das Nações Unidas sobre o direito à saúde, e pediram que o Estado assegure uma atenção adequada aos idosos.
Durante os últimos quatro anos, os especialistas da ONU realizaram um diálogo com o governo para manifestar sua preocupação com a persistente deterioração do sistema de saúde no país, e informam que o governo respondeu alguns dos comunicados emitidos.
Os especialistas que assinaram o comunicado são Dainius Pūras, relator especial sobre el direito à saúde física e mental; Michel Forst, relator especial sobre a situação dos defensores dos direitos humanos; Philip Alston, relator especial para a pobreza extrema e os direitos humanos; Rosa Kornfeld-Matte, especialista independente sobre a garantia dos direitos humanos dos idosos; Soledad García Muñosz, relatora especial sobre direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais da CIDH.

fonte https://nacoesunidas.org/especialistas-da-onu-alertam-para-crise-no-sistema-de-saude-da-venezuela/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+ONUBr+%28ONU+Brasil%29

0 comentários:

Postar um comentário

Fale comigo ao vivo

Fale comigo em vídeo conferência agora (você precisa ter câmera e microfone no equipamento que está conectado) clique na imagem abaixo

Radio CSF

Diario de Um Missionário

Treinamento de Missões

Fatos Históricos

Fatos Históricos
Serviços para rádios