Instagram

Instagram
Me acompanhe com todas os trabalhos que realizo e por onde viajo

sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Prostituição ‘toma conta’ da cidade de Cabinda

  


Estamos oferecendo o audio desta matéria onde você poderá ouvir outras mais em nosso site
www.jornalismogospel.com.br
Em nosso blog http://radiocsfbrasil.blogspot.com/ 
Você poderá encontrar os arquivos dos programas de audio, todos os arquivos usados em nosso programa e muito mais serviços para rádio
Uma produção 
Comunicadores Sem Fronteiras Brasil

_____________________________________

Luanda - O casco urbano da cidade de Cabinda regista, nos últimos tempos, uma crescente onda de prostituição, sobretudo de jovens e adolescentes provenientes de vários cantos da província, de onde fogem das dificuldade sociais para ganharem a vida na calçada e nos principais pontos de concentração de pessoas. Tal como constatou este jornal durante um périplo aos principais pontos da cidade, o Largo do Ambiente, a Rua da Polónia, o espaço adjacente às bombas da Sonangol, a rua direita do Sporting Futebol de Cabinda e o Largo 1º de Maio são alguns dos locais com maior concentração de trabalhadoras do sexo.

Grande parte destas ‘operadoras’ são raparigas com idades compreendidas entre os 18 e 25 anos de idade que, a partir das 18 horas, deambulam de um lado para o outro esperando pelo sinal de potenciais clientes que, na sua maioria, são turistas, nacionais, estrangeiros e comerciantes.
Conforme apuramos, o aumento da prostituição naquela parcela do território nacional, tida como uma das regiões de maior preservação dos valores morais e culturais, deve-se aos níveis alarmantes de desemprego que a província vem registando, resultantes da actual conjuntura económica que o país está a viver. Grande parte dos maridos, amantes e pais destas mulheres eram funcionários de médias e grandes empresas que operavam no ‘enclave’, mas que, devido à crise, foram despedidos, o que forçou a redução dos rendimentos domésticos.
No entanto, para continuarem a seguir com a vida e sustentar a família e, muitas vezes, os próprios maridos desempregados, as mulheres são obrigadas a ‘comercializar prazeres’ nas ruas a preços que oscilam entre os 3500 aos seis mil kwanzas. Este valor, em alguns casos, pode ser acrescentado, caso o cliente decida passar mais horas ou a noite com estas mulheres que, conforme revelaram, correm sérios riscos porque deparam-se, muitas vezes, com homens agressivos.
“O dinheiro que ganhamos não compensa o risco que corremos. Há clientes que não pagam e muitas vezes até nos ameaçam de morte. Mas como temos necessidades e família para sustentar, aceitamos nos submeter a esses maus-tratos. Mas é muito arriscado”, desabafou uma delas, identificada (a seu pedido) por A. Patrícia, de 21 anos de idade. Outra das que correm este risco é Nandinha F., que, todos os dias, fica na rua do Sporting Futebol de Cabinda.
Em conversa com este jornal, a jovem, de 28 anos de idade, disse que trabalhava, até o ano passado, como cozinheira de uma empresa de construção civil. Porém, devido à crise, foi despedida e teve de ir parar a rua para continuar a sustentar os três filhos cujo pai, estrangeiro, os abandonou. “Se o pai apoiasse não haveria necessidade de estar aqui, na rua. Mas, infelizmente, sou pai e mãe para os meus filhos. Só por isso é que faço esse tipo de trabalho”, lamentou.
Estrangeiras na concorrência
Para além de cidadãs nacionais, o mercado da prostituição em Cabinda também é preenchido pelas estrangeiras, sobretudo provenientes dos Congos Brazzaville e Democrático. A forma de actuação das estrangeiras, segundo as angolanas, é demasiado barata, o que acaba por ‘atrapalhar’ o negócio. Tal como soube o OPAÍS junto das mulheres, enquanto as angolanas cobram 3500 Kz, as estrangeiras pedem 2 mil por cliente, o que acaba atraindo mais pessoas. Essa disputa pela clientela tem gerado confusão que, muitas vezes, termina em espancamentos e agressões físicas.
“Os clientes é que escolhem com quem querem ficar. As angolanas não podem pensar que são as donas das pessoas. Cada um é livre de escolher o mais barato. Negócio faz-se devagar. E não muito caro como as irmãs angolanas fazem. Cliente não pode voltar com dinheiro”, atestou uma profissional do sexo de nacionalidade congolesa, identificada por Sofia. Para muitos citadinos, a presença de prostitutas nas ruas tem vindo descaracterizar a cidade, pelo que defendem a implementação de programas sociais que possam integrar estas mulheres e arranjar outra fonte de subsistência.

fonte https://www.club-k.net/index.php?option=com_content&view=article&id=33484:prostituicao-toma-conta-da-cidade-de-cabinda&catid=41026:nacional&lang=pt&Itemid=1083

0 comentários:

Postar um comentário

Fale comigo ao vivo

Fale comigo em vídeo conferência agora (você precisa ter câmera e microfone no equipamento que está conectado) clique na imagem abaixo

Radio CSF

Diario de Um Missionário

Treinamento de Missões

Fatos Históricos

Fatos Históricos
Serviços para rádios