Instagram

Instagram
Me acompanhe com todas os trabalhos que realizo e por onde viajo

terça-feira, 30 de outubro de 2018

UNICEF capacita monitores de espaços para crianças venezuelanas em Roraima


Estamos oferecendo o audio desta matéria onde você poderá ouvir outras mais em nosso site
www.jornalismogospel.com.br
Em nosso blog http://radiocsfbrasil.blogspot.com/ 
Você poderá encontrar os arquivos dos programas de audio, todos os arquivos usados em nosso programa e muito mais serviços para rádio
Uma produção 
Comunicadores Sem Fronteiras Brasil

_________________________________________


Em Roraima, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) promoveu no final de semana (29) uma formação para monitores que trabalham em espaços de lazer para crianças e adolescentes venezuelanos. Iniciativa reuniu em Boa Vista profissionais e voluntários de Pacaraima e da capital. Participantes aprenderam noções de primeiros socorros e prevenção de acidentes, além de receber informações sobre direitos previstos na lei brasileira.
O objetivo da oficina foi capacitar quem trabalha com meninos e meninas estrangeiros em um contexto de emergência. O encontro também visou conectar esses colaboradores à rede de proteção local. Em Roraima, existem seis Espaços da Criança. São locais seguros, adaptados às necessidades dos jovens, onde os venezuelanos podem realizar atividades, brincar, se comunicar e aprender novas habilidades. Por meio das atividades recreativas, esses centros têm como finalidade promover a recuperação emocional e identificar casos de violência.
No evento, a equipe do UNICEF ouviu relatos de violações de direitos, como casos de exploração de crianças e adolescentes para a mendicância.
“É importante que o Espaço da Criança seja visto, por todos os que convivem no abrigo, não apenas como um local que promove atividades, mas como uma referência de segurança e proteção para crianças”, ressaltou a consultora do UNICEF na área de proteção, Jaqueline Ferreira.
Durante a capacitação, os monitores foram orientados sobre como identificar os sinais dados pelas crianças e pelos adolescentes que indicam que algo não vai bem – como a falta de apetite e comportamentos violentos. O UNICEF também abordou os impactos psicossociais causados pela imigração, que podem atrapalhar o desenvolvimento dos pequenos venezuelanos.
Said Guaramata, de 19 anos, foi um dos 35 participantes da capacitação. Ele, que é da cidade de Puerto La Cruz e está em Roraima há sete meses, atua como monitor no abrigo Nova Canaã. “Uma das coisas novas que aprendi hoje é que temos que entender as crianças, conversar, consolar e, mais que tudo, dar amor. Tudo o que aprendemos me deu mais energia pra trabalhar.”
Parte da palestra foi dedicada a explicar para os monitores as leis brasileiras que tratam dos direitos da criança e do adolescente e quais órgãos fazem parte da rede de proteção, como postos de saúde, conselhos tutelares, Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centros de Referência de Assistência Social (Cras).
“A ideia é que os monitores se sintam fortes e empoderados para trocar com essa rede local, para agir se for necessário. A gente espera que não seja, mas às vezes é, e eles precisam estar preparados. Eles precisam ser esse ponto de apoio dentro dos abrigos”, acrescentou Jaqueline.
Essa foi a primeira de uma série de capacitações que serão realizadas com o grupo sobre temas específicos, como proteção, saúde e educação. Além dos monitores que já atuavam nos espaços, o especialista do UNICEF José Vasquéz explica que a atividade serviu para treinar novos voluntários. O objetivo da agência da ONU é colocar um Espaço da Criança em cada abrigo onde vivem meninas e meninos.
Norys Menezes, de 48 anos, é uma das novas colaboradoras. Moradora do abrigo Rondon 1, é lá que ela vai trabalhar quando o espaço for inaugurado.
“Sou professora e trabalhei a vida toda com educação de crianças em El Tigre (no estado Anzoátegui). Achei a oficina muito interessante e participativa porque foram compartilhadas experiências. Achei que aprender sobre as leis brasileiras e sobre a finalidade do trabalho que vamos fazer foi muito importante. Foi muito produtivo e estou ansiosa para começar”, conta a professora.
Os Espaços da Criança são um projeto implementado pelo UNICEF em parceria com as ONGs Visão Mundial e Fraternidade – Federação Humanitária Internacional.

fonte https://nacoesunidas.org/unicef-capacita-monitores-de-espacos-para-criancas-venezuelanas-em-roraima/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+ONUBr+%28ONU+Brasil%29

0 comentários:

Postar um comentário

Fale comigo ao vivo

Fale comigo em vídeo conferência agora (você precisa ter câmera e microfone no equipamento que está conectado) clique na imagem abaixo

Radio CSF

Diario de Um Missionário

Treinamento de Missões

Fatos Históricos

Fatos Históricos
Serviços para rádios