Instagram

Instagram
Me acompanhe com todas os trabalhos que realizo e por onde viajo

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Pesquisadores brasileiros fazem novas descobertas sobre a doença de Alzheimer





Estamos oferecendo o audio desta matéria onde você poderá ouvir outras mais em nosso site
www.jornalismogospel.com.br
Em nosso blog https://radiocsfbrasil.blogspot.com/ 
Você poderá encontrar os arquivos dos programas de audio, todos os arquivos usados em nosso programa e muito mais serviços para rádio
Uma produção 
Comunicadores Sem Fronteiras Brasil


)_____________________________________

O Alzheimer atinge 1,2 milhão de pessoas no país, segundo a Associação Brasileira de Alzheimer. Com o aumento da expectativa de vida nos próximos anos, a tendência é que os casos aumentem, já que a doença costuma afetar quem tem mais de 65 anos. No campo científico, pesquisadores brasileiros estão obtendo destaque internacional em estudos que buscam diagnosticar os primeiros sintomas. Eles fazem a ponte entre universidades do Brasil, dos EUA e da Suíça, onde estão sendo feitas novas descobertas.
Lea Grinberg, do Grupo de Estudos em Envelhecimento Cerebral da USP, lidera uma equipe de estudiosos que detectou as áreas iniciais do cérebro afetadas pela doença. A região, explica a doutora, regula o sono e as emoções. "Isso representa uma mudança de paradigma, pois acreditava-se que as alterações no sono e a depressão fossem fatores de risco. Mas mostramos que são sintomas da doença de Alzheimer em sua fase inicial, antes da manifestação da perda da memória e desorientação", explica a pesquisadora, que chegou à constatação após a análise de mais de 2 mil cérebros doados à USP.
O próximo passo é o diagnóstico. Essa etapa do estudo está sendo feita na Universidade da Califórnia, nos EUA. "O objetivo é encontrar uma forma de identificar essas lesões iniciais por exame simples de ressonância magnética. Assim, pode ser que os medicamentos testados em fases posteriores do Alzheimer, que não deram certo, possam surtir efeito", diz a pesquisadora Lea Grinberg.
Adriano de Assis, da Universidade Católica de Pelotas, está de malas prontas para a Suíça. Em novembro, ele tentará demonstrar que o déficit de energia nos neurônios pode ser o primeiro passo para o desenvolvimento da doença. "Vamos deletar in vitro os transportadores de energia para as células cerebrais. Se houver depósito das proteínas tóxicas que causam Alzheimer, conseguiremos provar nossa teoria", conta Adriano de Assis.
Maíra Bicca, que atua na Northwestern University, nos EUA, identificou que a proteína TRPA1 aparece em grande volume no cérebro de pessoas com Alzheimer. "Precisamos ainda de mais estudos. Mas é possível que, como essa proteína está aumentada no cérebro de pessoas com doença de Alzheimer, se possa detectá-la por imagem, com utilização de sonda. Isso vai ajudar os médicos a chegarem a um diagnóstico mais certeiro", explica a doutora.

fonte http://www.cpadnews.com.br/giro-pelo-brasil/45728/pesquisadores-brasileiros-fazem-novas-descobertas-sobre-a-doenca-de-alzheimer.html

0 comentários:

Postar um comentário

Fale comigo ao vivo

Fale comigo em vídeo conferência agora (você precisa ter câmera e microfone no equipamento que está conectado) clique na imagem abaixo

Radio CSF

Diario de Um Missionário

Treinamento de Missões

Fatos Históricos

Fatos Históricos
Serviços para rádios